data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Professora Bárbara Rossi acredita que o gesto influencia não só na autoestima, mas também no trabalho
O ano de 2020 não tem sido fácil para ninguém, inclusive para os professores que tiveram que, repentinamente, mudar a forma de ensino. A criatividade e o amor pela educação tiveram que ser mais fortes que o cansaço e as restrições que a Covid-19 impôs. Para valorizar e agradecer pelo trabalho de algumas professoras, a Jéssica Stanque, 28 anos, mãe do aluno Rafael, 8 anos, do segundo ano da Escola Batista, em Santa Maria, resolveu usar da sua profissão de maquiadora e fotógrafa iniciante para dar um presente para as docentes: um book fotográfico.
Campanha terá drive-thru para arrecadação de alimentos neste sábado
Jéssica, que acompanha diariamente as aulas do filho, conta que conseguia ver todo o carinho e paciência que a professora Débora Luna, 43 anos, dava aos alunos e os fazia sentir acolhidos, mesmo que só virtualmente. Ao mesmo tempo, ela também imaginava as dificuldades que os educadores estavam passando e a crescente desvalorização da profissão. Foi aí que surgiu a ideia do presente.
- Eu queria muito dar um presente, não só para a Débora, que é professora do meu filho, mas para todos os profissionais da escola. Então surgiu a ideia de maquiá-las e fotografá-las para que elas possam se ver maravilhosas do jeito que são, para que isso pudesse aumentar a autoestima delas - comenta a mãe.
As 12 professoras que fazem parte do turno da tarde da instituição foram convidadas para as sessões de maquiagem e foto, e o presente foi recebido com animação. Elas criaram um grupo no Whatsapp para agendar os horários e compartilhar os registros que, assim que chegavam, eram só elogios.
VÍDEO: conheça o parque termal de água salgada que será aberto ainda este mês na região
- Depois de um ano tão difícil que a gente passou, com tantas críticas e desafios, ter um presente desses, um reconhecimento do nosso trabalho, é emocionante, deu uma motivada no grupo inteiro! Eu estava em um momento total de baixa estima, porque trabalhando em casa, nem roupa eu queria comprar, e esse foi um momento diva que melhorou demais, me senti muito feliz - conta Débora.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Para a professora da Educação Infantil Bárbara Rossi, 32 anos, o gesto também impacta no trabalho:
- É muito importante para nossa atuação, porque foi um ano complexo, que precisamos lidar com as dificuldades diárias nas gravações do ensino remoto. Esse reconhecimento nos motiva a trabalhar cada vez mais - afirma.
O estúdio é montado na casa da maquiadora, e o pequeno Rafael acompanhou tudo. Desta forma, ele matou a saudade da "profe", mesmo sem poder chegar tão perto:
- Eu estou achando muito legal que as profes tenham um presente, que a mãe tenha carinho com elas. Eu fiquei muito feliz de poder ver elas porque nessa situação da pandemia não estamos podendo ir na escola - diz Rafael.